"A cura está dentro de cada um de nós."

O psicólogo nada mais é que um facilitador, alguém de confiança que pega pela mão, por algum tempo,aquele em dificuldade.


Transtorno de Obesidade


Causas

A origem da obesidade tem múltiplas causas, é necessário saber o histórico de cada pessoa em particular para fazer uma avaliação mais acertiva da situação em si. A partir daí há de se traçar, juntamente com o paciente, a estratégia para iniciar o processo, sabendo sempre que a força de vontade estará em primeiro plano no decorrer do tratamento. Não existe mudança sem esforço.


Dificuldades
A oferta de comida hoje no mundo civilizado é muito grande, é fácil e barato comer em qualquer parte do globo. Além disso, recebemos estímulos sobre alimentos das mais variadas formas: visuais, auditivas, olfativas e gustativas o tempo todo.
A maior dificuldade do processo de emagrecimento está no fato de termos que lidar com o controle da quantidade ingerida pelo menos 3 vezes ao dia, no café, almoço e jantar. Controlar todos os dias, várias vezes o desejo de saciar a fome comedidamente, não é uma tarefa fácil, mas é possível.

Aritmética
Excetuando-se os casos de problemas endocrinológicos e retenção de líquido, engordar ou emagrecer é um processo aritmético, come-se mais do que se gasta energia, o resultado é o sobrepeso, o contrario também é verdadeiro, quem come pouco emagrece e quem come pouquíssimo morre de inanição.

Tempo
É importante ter em mente que isso não será resolvido rapidamente, em casos onde o sobrepeso é de longa data, o modelo a ser seguido é lento para que todo o organismo se adapte. O estômago e os intestinos precisarão de tempo para voltar ao seu tamanho anterior, bem como as células de parte do organismo que guardam em sua memória sua forma nos últimos meses ou anos.
Tudo deve voltar lentamente ao peso pretendido e a manutenção também precisará ser feita durante um bom tempo.


Rapidez
É sempre bom saber que pessoas com força de vontade acima da média podem fazer um regime rapidamente e manter seu peso ideal a partir daí, nesta situação o tempo obviamente será menor.


Equilibrio
Um fato que pouca gente percebe é que quem vai fazer regime não vai fazê-lo pra sempre, cada um tem que descobrir qual é a quantidade de alimento diário ideal para si. No decorrer do regime vai se comer menos, gradativamente até se atingir o peso pretendido, e a partir desse momento vai se descobrir se:
a - a quantidade ingerida diariamente é pouca, o emagrecimento continua.
b - a quantidade ingerida diariamente é ideal, o peso se equilibra.
c - a quantidade ingerida diariamente é muita, o peso aumenta.
Em geral, o paciente vai equilibrando a ingestão ao longo do tratamento, e se adaptando ao novo modo de comer.

Bem Estar
Amar-se, estar bem consigo mesmo, curtir a vida sem exageros é a meta maior, prazeres momentâneos agora e culpa e remorso depois não dá. Aprenda a se controlar, é esse o objetivo.

Teremos muito prazer em responder eventuais perguntas.
gessea11@gmail.com

Marque uma Consulta de avaliação: cel. 87- 9943 7378 Tim 8110 5656 Vivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelos comentários.