"A cura está dentro de cada um de nós."

O psicólogo nada mais é que um facilitador, alguém de confiança que pega pela mão, por algum tempo,aquele em dificuldade.


Timidez

É natural, do ser humano, sentir medo ou ansiedade quando enfrenta novas situações. Todas as pessoas, absolutamente todas, já passaram ou passam por isso na vida. Nossa natureza é a de se abrir somente dentro de nosso grupo menor, fora dele, com desconhecidos, nos fechamos e preferimos nos misturar com a multidão.

Sintomas
As reações mais comuns a essas situações estressantes são: suor nas mãos, palpitação, dor no estômago, frio na espinha, pernas bambas, nervosismo, dar branco e outras. No entanto, com o passar do tempo e repetição de determinada ação, o cérebro se acostuma e vai reduzindo lentamente as reações até que chega um momento onde nada mais acontece no corpo, aquilo se torna comum.

Adaptação
Algumas pessoas têm mais dificuldade de enfrentamento que outras, mas é só uma questão de tempo para também se adaptarem. O que em geral acontece, é que diante do medo, o sujeito foge da situação imediatamente e o organismo não tem tempo de adaptação.
Isso ocorrendo sistematicamente, acaba por desenvolver uma fobia, onde, só o pensar na situação já desencadeia todas as reações físicas.

Enfrentamento
Todos já devem ter assistido dezenas de filmes onde o garoto malvado da escola batia e judiava do aluno menor (bulling), até que cansado de tanto apanhar e sofrer, o menor junta forças ou aprende a lutar e enfrenta o outro, e este por sua vez, para de atacar a vítima, pelo fato de também receber retaliação. Esses filmes são um retrato da realidade em todos os aspectos, é comum as pessoas terem os seguintes medos:
- rapazes com medo de se aproximar de garotas e vice versa.
- pedir algo aos pais ou patrões.
- falar para grupos de pessoas.
- fazer perguntas em sala de aula ou palestras.
- manobrar o carro com pessoas olhando em volta.

Limitações
Infelizmente o sujeito que se deixa dominar pelo medo e não enfrenta tais situações, traça um destino sombrio para si, perdendo oportunidades com pessoas, empregos de qualidade, promoções no trabalho, crescimento pessoal.
Já observei dezenas de vezes, mulheres procurarem emprego em pares, com vergonha de perguntar sozinha se precisam de funcionária. Metade da ficha dela eu já tenho com essa atitude amedrontada.

Ninguém promove a líder alguém com medo de falar em público.

Solução
Exposição forçada à situações que remetem ao medo, ou seja, sempre que se sentir amedrontado juntar forças e enfrentar o objeto da fobia, é só uma questão de tempo para tudo se dissipar.

O psicólogo pode sistematizar essa ajuda e acelerar o aprendizado.



"A cura está dentro de cada um de nós."


gessea11@gmail.com

Marque uma Consulta de avaliação: fone. 87- 3831 4811 ou pelo Cel 87 - 9943 7378